top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

OFERENDA AS ÁGUAS ANCESTRAIS

Pesquisador

Pachamanca

OFERENDA AS ÁGUAS ANCESTRAIS

Obra | OFERENDA AS ÁGUAS ANCESTRAIS
Técnica | Audiovisual, Desenho, pintura e Mosaico de fotos
Data | Fevereiro/2025
Descrição | Águas Ancestrais é uma oferenda ao sitio sagrado e aos donos espirituais que cuidam das água cor de terra da Lagoa do Abaeté e da Chapada Diamantina. Por meio dela quero honrar a força das águas que me nutriram e me nutrem, desde o inicio no útero da minha mãe até os dias de hoje, assim como os ensinamentos do povo muisca, que foram compartilhados com mestria pelo Jeissom Castillo, durante o Cosmotributo. Agradeço as permissões dadas para que esse conhecimento pudesse ser partilhado e honro cada avó e avô que guarda suas tradições.
Fruto de uma conexão muito profunda com as energias ancestrais que vivem nesses sítios sagrados, essa oferenda é uma forma de agradecer a essas forças, que garantem que esses sítios possam se manter resguardados, mesmo em uma grande cidade como Salvador (Lagoa do Abaeté) ou em um território violentamente explorado como a Chapada Diamantina.
Essas águas guardam muitas memórias... Do povo originário, do povo escravizado, do povo colonizador. A memoria ancestral dessas águas refletem os corações de muita gente que tirou, dessas águas, seu sustento material e espiritual. Essas águas guardam segredos do mundo invisível. Guardam tradições, guardam dor e gloria, luta e revolta, amor e sangue. Nascem de uma terra cansada de tanto abandono, de tanta negligencia, de tanta violência e correm já sem força para realizar a missão de garantir a vida nesses territórios.
A narrativa dessas águas pedem protagonismo, pedem passagem, pedem atenção, pedem olhar atento e carinhoso. Suas vozes quase sem força gritam por cuidado, por reverência, por justiça. Essa oferenda traduz, a escuta sensivel, do canto ancestral do povo que guarda essas águas cor de terra.

Statement

.

Território

Salvador – Ba | Data de Nascimento:23/8/75

Cidade Residência | Gonçalves – MG

Território Pesquisado | Mãe – Pai - Lagoa do Abaeté – Vale do Capão – Vale do Pati

Biografia

Nascida em Salvador, no inverno de 1975, em um sábado de lua cheia, Pachamanca, durante boa parte da sua vida se sentiu perdida numa vida normal... Formada em Administração de Empresas, deu seus últimos passos dentro do Sistema Formal, como empresaria no setor de consultoria industrial e de turismo. Em 2012 decidiu largar tudo para começar um processo de busca da sua essência. Em 2014 atendeu ao chamado das medicinas da floresta e desde então começou a desenhar. Num mundo em que o conceito de arte é tão desvirtuado e elitizado, Pacha, reúne coragem para ser uma artista visionária, autoral, autodidata e contemporânea... Mulher, preta, que vivi a margem do sistema, nos últimos três anos se dedica integralmente aos desenhos e a um projeto de regeneração de seu território. Vem guardando sua arte ao longo desses 11 anos, em um lugar muito intimo... Mas sente que é chegada a hora de compartilhar! Seu processo criativo é intuitivo e ritualistico. Um Mosaico de figuras geométricas são harmonizados artesanalmente para dar vida as imagens que estão no seu inconsciente... Enquanto desenha, Pacha relembra de sonhos e de “mirações” que recebeu na força das medicinas sagradas através da conexão com o povo indígena, principalmente. Seu intento é que suas obras inspirem as pessoas a buscarem dentro delas sua essência divina...

Reflexões durante a Residência

.

Ofrenda 

.

bottom of page